<p>O mais importante que devemos nos lembrar é: o endomarketing irá trabalhar com a parte interna da empresa, seu foco é nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do lugar onde trabalham. </p><p>Portanto, este trabalho deve ser minuciosamente trabalhado com a equipe de Recursos Humanos (RH). Pois são eles que vão ajudar a compreender as maiores necessidades e dificuldades da equipe. O RH é o setor que precisará entrar em contato com todos os colaboradores e conversar sobre o que pensam da empresa, e quais coisas sugerem para serem mudadas ou reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente. </p><p>Uma vez que essas informações são levantadas, é o momento certo para começar a pensar nas ações de endomarketing. Tais ações visam trazer o funcionário para mais próximo da empresa, cada vez mais. </p><p>Uma das práticas mais comuns de endomarketing, são os treinamentos de equipes que ajudam no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre os mesmos no dia a dia. Outra prática bastante comum é a bonificação por resultados, que ultimamente é muito trabalhada por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno. </p><p>Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada colaborador da equipe e é um modo da empresa mostrar que reconhece os esforços diários dos funcionários a fim de decolar os negócios. </p><p>O ideal, é no mínimo, ter metas traçadas a cada semestre. Uma vez que as ações de endomarketing são traçadas, é preciso colocá-las em prática. Durante e após o processo de implementação, é fundamental aplicar uma pesquisa de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião dos mesmos, sobre o que pode ser mudado na empresa e como sugerem para isso ser feito.</p><p>Ao final de todas as ações, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho, pois os colaboradores vão estar cada vez mais motivados com o ambientes em que estão inseridos, além de se esforçarem cada vez mais para aumentar e melhorar os resultados alcançados mensalmente na empresa.</p><p>Esse artigo vai te ajudar a iniciar uma implementação de endomarketing na sua empresa? Se sim, fique atento que, em breve, daremos mais dicas. </p>